|
Temática: Cinema
|
|
|
7 argumentos em defesa da 7ª arte ou a conta do talento , Yvette Biro
|
|
|
A arte do cinema , Rudolf Arnheim
|
|
|
A Arte Vídeo: Processos de abstracção e domínio da sensorialidade nas novas linguagens visuais tecnológicas , Patrícia Silveirinha - N. I.
|
|
|
A Autoria Colaborativa no Cinema , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
A aventura de Miguel Littin, clandestino no Chile , Gabriel García Marquéz - N. I.
|
|
|
A construção do sentido na narrativa audiovisual: um caso de ficção na mídia , Lúcia Marques de Miranda Moreira - Universidade de Marília
|
|
|
A Construção Sígnica no Cinema de Hitchcock (Dissertação de Mestrado) , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
A definição do sujeito no cinema , Paula Cordeiro - Universidade Técnica de Lisboa
|
|
|
A Deriva do Humano , Gerson Dudus - Faculdade de Filosofia de Campos
|
|
|
A Difícil Visibilidade do Cinema Português. Um Inventário Crítico* , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
A Discursividade no Filme Hamlet: Uma Interpretação Hermenêutica (Tese de Doutoramento) , Paula Puhl - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
|
|
|
A espessura do imaginário no documentário – a imagem e a ideologia , Mauro Luciano de Araújo - N. I.
|
|
|
A ficcionalização do real , Vasco Lopes
|
|
|
A Função Retórica da Crítica de Cinema: análise das resenhas de Central do Brasil , Regina Gomes - Universidade Católica de Salvador
|
|
|
A História de Jesus Cristo como Narrativa , Marcelo Bolshaw Gomes - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
|
|
A imagética proto-cinemática e o desenvolvimento da narrativa fílmica , Jerome Delamater, Kenneth Jorgensen
|
|
|
Algumas questões sobre o documentário e outros tantos equívocos , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Algumas reflexões sobre o cinema a partir de Adorno , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Almodovar y el cine (en España) , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
A longa caminhada para a invenção do cinematógrafo , Henrique Alves Costa
|
|
|
A Memória das Sombras , Lauro António
|
|
|
A mensagem artística como crítica social presente no filme "Durval Discos" , Douglas Menegazzi - N. I., Andressa Moraes - N. I.
|
|
|
A Montagem Cinematográfica: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
Angelopoulos y "El Viaje de los Comediantes". Importancia perenne de la "mise en abîme" , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
A ordem no cinema. Vozes e palavras de ordem no estabelecimento do cinema em Hollywood , João Mário Grilo - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
A outra face do espelho. Jean Rouch e o "outro" , Ricardo Costa - N. I.
|
|
|
A pessoa é para o que nasce: Caminho entrelaçado entre documentário e jornalismo narrativo , Eduardo Henrique Américo dos Reis - Unimar
|
|
|
Aplicación práctica del antihegemonismo en el terreno del audiovisual , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
A poética das lágrimas: o melodrama no cinema norte-americano clássico , Matheus de Oliveira Melo - N. I.
|
|
|
A Poética de Alfred Hitchcock: sobre método criativo e sinergia de sentido , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
A prova viva , Gonçalo Madaíl - Universidade da Beira Interior
|
|
|
A questão do ser em “Quero ser John Malkovich” , Fábio Ronaldo da Silva - N. I.
|
|
|
A realidade é a ilusão , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
A realização cinematográfica , Terence St. John Marner
|
|
|
A representação da doença mental no cinema , Maria Julieta de Oliveira Gadelha - Universidade Federal da Paraíba, Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
A Revista Cinearte e o projeto de modernização cultural pelo cinema , Rosana Elisa Catelli - Universidade Estadual de Campinas
|
|
|
A revolução de 74 pela imagem: entre o cinema e a televisão , José Filipe Costa - N. I.
|
|
|
As “Alices” que me movem: Simulacro e Verossimilhança no filme A casa de Alice , Franciele Paes Pimentel - UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
|
|
|
As aparições do deus Dionísio na idade mídia , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
As Doces Heresias de LA DOLCE VITA , Vítor Reia-Baptista - Universidade do Algarve
|
|
|
As Imagens da Ciência , José Ribeiro - Universidade Aberta
|
|
|
As imagens da memória. Yeats... Proust... Beckett , Gabriela Borges - Universidade do Algarve
|
|
|
As mutações do cinema. No tempo do vídeo , Manuel Carvalheiro
|
|
|
A sobrevivência das cinematografias minoritárias: O caminho apontado por Wim Wenders , Ana Catarina Pereira - Universidade da Beira Interior
|
|
|
A terceira identidade do estrangeiro dentro e fora do cinema: uma cidadania intermediária que nasce entre o portão do embarque e do desembarque (Tese de Doutoramento) , Cristiane Neder - Universidade de São Marcos
|
|
|
A TV segmentada no Brasil hoje , César Ricardo Siqueira Bolaño - Universidade Federal de Sergipe
|
|
|
Audiovisuais e ensino , Frederico Lopes - Universidade da Beira Interior
|
|
|
A violência das imagens. Ou como eliminá-la? , Olivier Mongin
|
|
|
A visão cyberpunk de mundo através das lentes escuras de Matrix , Adriana Amaral - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
|
|
|
Bazin espectador e a intensidade na circunstância da tomada , Fernão Pessoa Ramos - Universidade Estadual de Campinas
|
|
|
Beckett on Film: A dialogue amongst cinema, television and theatre , Gabriela Borges - Universidade do Algarve
|
|
|
Bienvenido, Mister Bush! Decorados de ficción y engaños colectivos , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Bárbara Virgínia: A primeira realizadora de uma longa-metragem em Portugal , Wiliam Pianco, Doutor em Comunicação, Cultura e Artes pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, onde desenvolveu a tese intitulada “A Alegoria Histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira”. Possui o título de mestre pela Universidade Federal de São Carlos (Brasil). Como investigador, dedica-se ao cinema português, com ênfase na obra de Manoel de Oliveira. É autor de diversos capítulos de livros e artigos em veículos especializados na grande área do cinema e do audiovisual tanto em Portugal como no Brasil., Ana Catarina Pereira - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Brecht e Lars Von Trier: hibridismo e anti-ilusionismo em Dogville (2003) , Otávio Cabral - Universidade Federal de Alagoas, Ana Flávia de Andrade Ferraz - Universidade Federal de Alagoas
|
|
|
Breve crónica de uma primeira nostalgia do cinema , Luís Carmelo - Universidade Autónoma de Lisboa
|
|
|
Breves notas sobre o perigo de falência da realidade , Marta Pinho Alves - Escola Superior de Educação de Setúbal - Instituto Poltécnico de Setúbal
|
|
|
Bunraku e Kabuki: a linguagem das animações japonesas , Roberta Regalcce de Almeida - N. I.
|
|
|
Características comunicacionais do documentarismo na Internet: Estudo de caso do site Porta Curtas (Dissertação de Mestrado) , Denis Porto Renó - N. I.
|
|
|
Catamedia: catálogo de material audiovisual , Instituto de Inovação Educacional
|
|
|
China en la frontera del discurso fílmico , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Cidadão Slade: a vida de um homem é seu intertexto. Uma análise da intertextualidade em Velvet Goldmine , Adriana Amaral - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
|
|
|
Cineclubes: uma forma alternativa de ver cinema em Portugal , Ana Catarina Pereira - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Cine e indigenismo: la imagen externa. Tarahumara (Luis Alcoriza, 1964) como muestra , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Cinema 2.0: O Cinema na Era da Internet , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Cinema Abstracto: Da vanguarda europeia às primeiras manipulações digitais da imagem. , Patrícia Castello Branco - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
Cinema brasileiro e futebol – 70 anos driblando a precariedade , Adriano Messias Oliveira - Centro Universitário de Belo Horizonte
|
|
|
Cinema Brasileiro e Identidade Nacional: análise dos primeiros anos do século XXI , Robson Souza dos Santos - UNIVALI, Felipe da Costa - UNIVALI
|
|
|
Cinema, crítica e argumentação , Tito Cardoso e Cunha - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
Cinema Documentário Brasileiro. Evolução Histórica da Linguagem , Thiago Altafini - Universidade Metodista de Piracicaba
|
|
|
Cinema do Paraná - Elementos para uma história , Celina Paz Alvetti - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
|
|
|
Cinema e Aids no mundo da vida: representações de vida e morte , Carlos Alberto de Carvalho - Universidade Federal de Minas Gerais
|
|
|
Cinema e Antropologia: Novos diálogos metodológicos na interpretação de um ritual andino , Carlos Pérez Reyna - Universidade Estadual de Campinas
|
|
|
Cinema e Complexidade: por uma abordagem semiótico-sistêmica acerca da poièsis fílmica , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
Cinema e Fenomenologia: por uma reflexão sobre os fenômenos da modernidade como pivô para a origem da linguagem cinematográfica , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
Cinema e Pragmatismo: uma reflexão sobre a gênese signica na arte cinematográfica , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
Cinema e violência. , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Cinema: evolução mediada pela velocidade e fragmentação , João Artur Izzo - Universidade Paulista
|
|
|
Cinema Histórico Brasileiro: Independência ou Morte versus Carlota Joaquina, Princesa do Brasil , Beatriz da Costa Pan Chacon - N. I., Cidália A. Marques - N. I., Maria Dalva de Souza - N. I., Válter Aparecido Barcala - N. I.
|
|
|
Cine y revolución en Lationamérica: Las décadas 60 y 70. “El enemigo principal” como paradigma , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
“Clube da Luta”: as formas de apropriação do espetáculo e do consumo pela estética cinematográfica , Giovanna Betine
|
|
|
Coisas da roça: a música sertaneja no cinema brasileiro , Marcia Carvalho - Universidade Estadual de Campinas
|
|
|
Comédias cinematográficas dos anos 30/40 em Portugal: textos e contextos , Vasco Diogo - Universidade de Lisboa/Inst. de Ciências Sociais
|
|
|
Como fazer Filmes e Vídeos com o seu computador , Robert Hone, Margy Kuntz
|
|
|
Como todos os velhos casais, cinema e televisão acabaram por ficar parecidos , Serge Daney
|
|
|
Comunicação regional e local em Portugal. A situação da Imprensa e os grandes desafios do Audio-Visual , João Pissarra Esteves - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
Construcción de imaginarios: percepción, memoria e identificación en el discurso cinematográfico , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Crítica Cultural enquanto Prática Fílmica , Rafael Duarte Oliveira Venancio - N. I.
|
|
|
Crítica Ordinária. A crítica de cinema na imprensa brasileira (Dissertação de Mestrado) , Rachel Cardoso Barreto - Universidade Federal de Minas Gerais
|
|
|
Cultura potiguar em xeque , Tobias Queiroz - Faculdades Integradas de Patos (FIP)
|
|
|
Da criação ao guião. A arte de escrever para cinema e televisão , Doc Comparato
|
|
|
De la “confrontación exhibicionista” a la “absorción diegética”: primeros pasos hacia la integración narrativa en el cine de los orígenes , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
De la militancia a la radicalidad formal: reivindicación de quince años de cine oculto (1964-1979) , Roberto Arnau Roselló - Universitat Jaume I, Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Del cine a la televisión: de 24 fotogramas por segundo a 24 episodios por temporada , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I, Ivan Bort Gual - Universitat Jaume I
|
|
|
Desconstruindo o Moulin Rouge - o espectador por trás das cortinas de veludo , Adriana Amaral - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
|
|
|
Didatismo e fantasia: Representações de um imaginário tecnológico em “Homem de Ferro 2” , Roberto Tietzmann, André Fagundes Pase
|
|
|
Dionísio, Ariane e Teseu nos Labirintos da Ficção , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
Dionísio e os Garimpeiros. Leitura da telenovela Irmãos Coragem , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
Discurso x História - 2000 x Un Songe Duas adaptações de Hamlet , Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Docente de Cinema: O encontro possível entre emoção e razão , Ana Catarina Pereira - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Documentarismo português na televisão: O discurso nos documentários com expressão no programa Docs da RTP2 , Cláudia Silvestre - Escola Superior de Comunicação Social
|
|
|
Do desenho animado à computação gráfica: a estética da animação à luz das novas tecnologias , Paula Ribeiro da Cruz - N. I.
|
|
|
Do modelo industrial ao biotecnológico , Ivana Bentes - Universidade Federal do Rio de Janeiro
|
|
|
Do teu Olho sou o Olhar , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
Edgar Neville: Sainete, intertextualidad y anclaje temporal , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Eisenstein e os ideogramas japoneses. Analisando a montagem intelectual em Outubro , Ana Paula Penkala - N. I.
|
|
|
El análisis del texto fílmico , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
El cine no profesional en Canarias (años 70): De la A.C.I.C. a Yaiza Borges o Un lago de luz en un abismo de sombras , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
El documental en construcción y la cámara urbana , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
El Dogma danés , Agustín Rubio Alcover - Universitat Jaume I
|
|
|
Elementos para uma genealogia do modo de representação institucional , João Mário Grilo - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
El espacio diegético en The Miller and the Sweep (George Albert Smith, 1898) , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
El espectador frente a la pantalla: percepción, identificación y mirada , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Elipses cinematográficas: perfis tipológicos , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
El término “discurso” en el texto cinematográfico: necesidad de una delimitación no excluyente , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Em busca do perfeito Realismo , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Emergência e metamorfose do público de cinema , Eduardo Geada
|
|
|
Emotion Pictures , Wim Wenders
|
|
|
Epifanias do sublime, do trágico e do maravilhoso na minissérie "Hoje é dia de Maria" , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
Escrita teleguiada: guiões para audiovisuais , Frederico Lopes - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Especificidades do cinema no advento do sonoro , João Mário Grilo - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
Estética e semiótica do cinema , Yuri Lotman
|
|
|
Estética e Tecnologias da Imagem. Actas Sopcom III - 1º Vol.
|
|
|
Estéticas Realistas Contemporâneas: a trilogia da juventude de Gus Van Sant , Denise Camillo Duarte - Universidade Federal do Rio de Janeiro
|
|
|
Fassbinder o la fuerza de la forma , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Fenomenologias do cinema , Paulo Filipe Monteiro - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
Fenomenologias do Cinema , Paulo Filipe Monteiro - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
Ficcionalización y naturalización: caminos equívocos en la supuesta representación de la realidad , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Ficção e abdução , Paulo Filipe Monteiro - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
Figuras americanas da culpa no cinema de Otto Preminger , João Mário Grilo - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
Fim de Festa , Raymond Bellour
|
|
|
Fronteiras Imprecisas: o documentário antropológico entre a exploração do exótico e a representação do outro , Március Freire - Universidade Estadual de Campinas
|
|
|
Fundamentos de Metateatro , Marcelo Bolshaw Gomes - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
|
|
Generación y utilización de tecnologías digitales e informacionales para el análisis de la imagen fotográfica , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I, José Aguilar García - Universitat Jaume I, Javier Marzal Felici - Universitat Jaume I, Emilio Sáez Soro - Universitat Jaume I
|
|
|
Geografia de encontros: Histórias que se cruzam em O fato completo ou à procura de Alberto (Inês de Medeiros: 2002) , Ana Catarina Pereira - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Hamlet: um estudo hermenêutico na Pós-modernidade , Paula Puhl - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
|
|
|
Historicismo, historicidad , Agustín Rubio Alcover - Universitat Jaume I
|
|
|
Hitchcock presumível leitor de Poe , Eduardo Paz Barroso
|
|
|
Hollywood com filtro no país da abertura , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
Imagen, modelos de representación e ideología: Yaiza Borges y la pregnancia , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Imagens da Amazônia , Gustavo Soranz - N. I.
|
|
|
Imagens do Nordeste Brasileiro na Idade Mídia. Elementos para uma antropológica da ficção audiovisual brasileira , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
Imagens, significação e arte: uma aproximação teórica e metodológica , Carlos Henrique Gomes Pimenta - Universidade Federal de Goiás
|
|
|
Interpelación y lucha pacífica. Aplicación práctica del antihegemonismo en el terreno del audiovisual , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Inter-Relações entre Cinema e Teatro , Denise Camillo Duarte - Universidade Federal do Rio de Janeiro
|
|
|
Interseções dos suportes digitais , Luiza Elayne Azevedo Luíndia - Universidade Federal do Amazonas
|
|
|
Interseções dos suportes digitais – potencial estético, produção, acesso, circulação: Ciberdocumentários em Manaus (AM – Brasil) , Luiza Elayne Azevedo Luíndia - Universidade Federal do Amazonas
|
|
|
Irreversível e a Guerra Perpétua , Renata Silveira - N. I.
|
|
|
John Ford y la hendidura en el tiempo: manifestaciones de la ausencia en "The Searchers" , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Judge Dredd: Homem-Lei , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Justificação estética do cinema , Gonçalves Lavrador
|
|
|
La demora: sobre escolhas trágicas no cinema latino-americano , Ana Flávia de Andrade Ferraz - Universidade Federal de Alagoas, Otávio Cabral - Universidade Federal de Alagoas
|
|
|
La descomposición del mito industrial y comercial en el cine: Una revolución inaplazable , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
La descomposición del mito industrial y comercial en el cine: Una revolución inaplazable , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
La historia como melodrama. Resultado final (1997) , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I, Juan Miguel Company Ramón - N. I.
|
|
|
La imagen (¿cautiva?) fílmica: relatividad del límite físico e imaginarios , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
La imagen de la escritura hecha palabra, La Maman et la Putain (Jean Eustache, 1973) , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
L`Image , Jacques Aumont
|
|
|
Linguagens Fílmicas, Cinema e Pedagogia da Comunicação , Vítor Reia-Baptista - Universidade do Algarve
|
|
|
Lisboa no cinema português (1896-1990) , José Augusto França
|
|
|
Lo ausente como discurso: La elipsis y el fuera de campo en el texto cinematográfico , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Lost Flashback: Design de Personagens , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Machado de Assis, da Literatura ao Cinema: por um dialogismo intertextual , Renata Corrêa Coutinho - Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Araçatuba/SP
|
|
|
Macunaíma, a trajetória de um herói moderno , Válter Aparecido Barcala - N. I.
|
|
|
Manoel de Oliveira na UBI. Um estudo de recepção. , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
McLuhan, Deleuze e a linguagem do cinema: A imagem ( ou o meio) como devir sensorial da arte e da técnica , Wilson Oliveira da Silva Filho - Universidade Estácio de Sá, Márcia Cristina da Silva Sousa - Universidade Federal do Rio de Janeiro
|
|
|
Mídias e conexões latinas. Tradição e modernidade no cinema espanhol , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
Melodrama à beira de um ataque de nervos: uma análise sobre o cinema de Pedro Almodóvar , Túlio Souza de Vasconcelos, Jornalista com formação pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialista em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco - Universidade Católica de Pernambuco
|
|
|
Migrações , Jacques Aumont
|
|
|
Montagem e Narrativa: sobre hibridismo, semântica e design narrativo , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
Moore than this! Um estudo sobre o filme documentário de Michael Moore , Marilu Ribeiro Pimenta - Centro Universitário de Belo Horizonte
|
|
|
Música para Cinema: Porosidade e Identidade , Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Narrativa cinematográfica y enseñanza del cine. Cinematographic narrative and education of the cinema , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Novas linguagens audiovisuais tecnológicas , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior, Gonçalo Madaíl - Universidade da Beira Interior
|
|
|
O acaso e a experiência das imagens , Maria Fátima Nunes - Instituto Superior da Maia
|
|
|
O agente de condução de um sentido de identidade nacional como via de modernização em "O Descobrimento do Brasil" [1937], Humberto Mauro , Vasco Lopes
|
|
|
O Ator no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
O campo de concentração brasileiro - Análise do desconforto pelas manifestações do grotesco em "Cidade de Deus" , Ana Paula Penkala - N. I.
|
|
|
O caso Ônibus 174: Entre o documentário e o telejornal , Leonardo Coelho Rocha - Centro Universitário de Belo Horizonte
|
|
|
O cinema , Henri Agel
|
|
|
O cinema de Hollywood e a invenção da América. Mídias e interculturalidades locais e globais , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
O cinema e a produção audiovisual: Um estudo preliminar sobre as novas formas de distribuição na Internet , Alessandra Campos Pérgola - Universidade Federal de São Carlos
|
|
|
O cinema espectáculo , Eduardo Geada
|
|
|
O cinema na sala de aula – a reconstrução do cotidiano , Válter Aparecido Barcala - N. I.
|
|
|
O cinema, o público, a televisão. Para uma ontologia da série televisiva e do telefilme , Francisco Rui Cádima - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
O Cinema Transmídia e o espectador em rede , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
O Cinema é uma outra história: Considerações sobre o Cinema nas aulas de história , Roberto Abdala Junior - UNILESTE-MG - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
|
|
|
O Desejo do "Outro" , Vasco Lopes
|
|
|
O Documentarismo do Cinema , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
O Documentarismo do Cinema. Uma reflexão sobre o filme Documentário , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
O documentário ausente , José Manuel Costa
|
|
|
O equilíbrio simbólico das metáforas da realidade , Paula Cordeiro - Universidade Técnica de Lisboa
|
|
|
O Estado, o Poder e a Comunicação no Cinema. As telas do Brasil, Estados Unidos e Europa , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
O Eu e o Outro no Filme Documentário: uma possibilidade de encontro , Sarah Yakhni - Universidade Estadual de Campinas
|
|
|
O Exílio e a Morte Simbólica no cinema e na literatura popular dos Homens que Viraram Suco , Hudson Moura - Simon Fraser University
|
|
|
O filme documentário em debate: John Grierson e o movimento documentarista britânico , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
O filme documentário em suporte digital , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
O filme documentário. História, identidade, tecnologia , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
O filme etnográfico em Portugal , Catarina Alves Costa - N. I.
|
|
|
O Fim do Mundo: cinema e parabolização , José Augusto Mourão - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
O fílmico e o pictórico: uma leitura a partir de Busby Berkeley , João Mário Grilo - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
O fonógrafo visual , Arlindo Machado
|
|
|
Of Thine Eye I am Eyebeam: On Intentions, Mediations and Dialogues in Cinema , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
O Gosto dos Outros. Consumo, cultura pop e internet na crítica de cinema de Pernambuco (Dissertação de Mestrado) , Rodrigo Octávio d’Azevedo Carreiro - N. I.
|
|
|
O Homem e o seu Duplo , Alexandre Figueiredo - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
O horror no cinema , Ricardo Stabolito Junior
|
|
|
O Interdiscurso em ``Blow-Up' e em ``Las Babas del Diablo' , João Artur Izzo - Universidade Paulista
|
|
|
O Milénio dos Visionários , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
O mito do super-homem , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
O Novo Cenário Do Audiovisual , Manuel Lopes da Silva - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
O olhar antes do cinema , Ricardo Costa - N. I.
|
|
|
O olhar voraz da câmera-personagem no filme de Samuel Beckett , Gabriela Borges - Universidade do Algarve
|
|
|
O plano-sequência é a utopia. O paradigma do filme-Zapruder , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
O ponto de vista no filme documentário , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
O que é Documentário? , Fernão Pessoa Ramos - Universidade Estadual de Campinas
|
|
|
O que fazemos aqui? , Eduardo Paz Barroso
|
|
|
O que é o cinema? , André Bazin
|
|
|
Oralidade e Fabulação no Cinema Documentário , Hudson Moura - Simon Fraser University
|
|
|
Orson Welles , André Bazin
|
|
|
Os filmes-chave do cinema , Claude Beylie
|
|
|
Os fios da Corda. Modelos de visibilidade no paradigma clássico (Hollywood, 1948) , João Mário Grilo - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
Os Fundamentos Históricos e Teóricos da Montagem Cinematográfica: os contributos da escola norte-americana e da escola soviética , Carlos Canelas - Instituto Politécnico da Guarda
|
|
|
O significante imaginário. Psicanálise e cinema , Christian Metz
|
|
|
Os jornalistas, os jornais e outras mídias no cinema. Um estudo sobre ética e representação na arte cinematográfica , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
Os meios audiovisuais , Marcello Giacomantonio
|
|
|
O sol e as sombras: o cinema, o documentário e a educação , Geraldo A. Lobato Franco - N. I.
|
|
|
Os olhos e o cinema. Mimesis e onomatopeia , Ricardo Costa - N. I.
|
|
|
Os personagens desviantes do cinema de Milos Forman , Lara Firmino Araújo
|
|
|
O tema da crise no cinema de Woody Allen , Jorge Lucio de Campos, Doutor e Pós-Doutor em Comunicação e Cultura (História dos Sistemas de Pensamento) pela ECO/UFRJ. Graduado e Mestre em Filosofia (Estética) pelo IFCS/UFRJ. Professor do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Design da ESDI/UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
|
|
O tempo e a Origem: sobre a construção temporal no filme “Inception” , Felipe Camargo de Oliveira - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
|
|
O Terror da vermelha: estética da agressão e rigor formal de Torquato Neto no cinema , Silvio Ricardo Demétrio - Universidade de São Paulo
|
|
|
O travelling de Kapo , Serge Daney
|
|
|
Ouvir imagens e ver sons , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
O valor pedagógico do Cinema: os casos Edison e Lenin , Vítor Reia-Baptista - Universidade do Algarve
|
|
|
O vídeo documentário como instrumento de mobilização social , Vanessa Zandonade - Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, Maria Cristina de Jesus Fagundes - Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis
|
|
|
O Vídeo Educativo: subsídios para a leitura crítica de documentários , Geraldo A. Lobato Franco - N. I.
|
|
|
Pactos Documentários: Um olhar sobre como 33, de Kiko Goifman, revela novas possibilidades para a prática documentária [Dissertação de Mestrado] , Maíra Brito - N. I.
|
|
|
Paradigma para Fundamentação de uma Teoria Realista do Documentário , Hélio Godoy - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
|
|
|
Para uma Teoria da Raccord: regimes de Continuidade na Montagem Cinematográfica , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Para uma Teoria da Raccord: Regimes de Continuidade na Montagem Cinematográfica , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Paulo Afonso: Um Muro, Duas Cidades , André Luis Oliveira Pereira de Souza - Universidade Federal de Sergipe
|
|
|
Pedagogia da Comunicação, Cinema e Ensino , Vítor Reia-Baptista - Universidade do Algarve
|
|
|
Pedro Costa e a poesia das coisas sofridas , Ana Flávia de Andrade Ferraz - Universidade Federal de Alagoas
|
|
|
Pela arte e ciência. O nascimento do cinema científico , Alberto Elena
|
|
|
Pere Portabella: Destrucción de universos míticos en el seno del franquismo , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I, Juan Miguel Company Ramón - N. I.
|
|
|
Perspectivas de desenvolvimento para o documentarismo , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Perspectivas do gênero documentário pela apropriação de elementos de linguagem da TV Digital Interativa , Marcelo Sacrini - Pontifícia Universidade Católica de Campinas
|
|
|
Peter Greenaway: Ilusionista, Coleccionador, Narrador, Documentarista* , Luís Nogueira, Doutorado em Ciências da Comunicação - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Por una aplicación práctica del proyecto antiglobalización en el terreno audiovisual , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Prioridad hermenéutica en la incorporación a la enseñanza del cine y los medios audiovisuales , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Prólogo (para un viaje sin equipaje) , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Qual é o problema da teoria do cinema? , Ian Jarvie
|
|
|
Quando o Mocinho é um Bandido: Análise da Inversão das Esferas dos Personagens nas Produções Audiovisuais , Angela Helena Zatti - Universidade Tuiuti do Paraná
|
|
|
Quién narra en un film? Herencias teóricas, jerarquías e hibridaciones varias , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Raça, História e Atualidade na ficção de Escrava Isaura , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
Radiografia da metrópole carioca: registros da cidade no cinema e os paradoxos da sua imagem , Michelle Salles
|
|
|
Realismo Documentário, Teoria da Amostragem e Semiótica Peirceana , Hélio Godoy - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
|
|
|
Recepção e Compreensão da Imagens: Problemas de Ficção e Metodologia Científica , Cláudio Cardoso de Paiva - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
Religião e Cinema: uma teologia crítica, para um catecismo consciente , Válter Aparecido Barcala - N. I.
|
|
|
Roteirização em Suso Cecchi D Amico , Denise Camillo Duarte - Universidade Federal do Rio de Janeiro
|
|
|
Saber y mirar. Una propuesta de reformulación de los conceptos de focalización y ocularización en los discursos audiovisuales , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Saudações no Cinema: um estudo interdisciplinar de Atos de Fala a partir do conceito de tempo morto em roteiros , Sabine Mendes Lima Moura - Universidade Veiga de Almeida
|
|
|
S(c)inergias televisivas: una aproximación historiográfica al actual auge del serial dramático televisivo norteamericano. Los años cincuenta, Alfred Hitchcock, Twin Peaks y la HBO , Ivan Bort Gual - Universitat Jaume I
|
|
|
Scorcese por Scorcese , David Thompson, Ian Christie
|
|
|
Sensaciones y propuestas de un espectador , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Serena, Serená: Um documentário sobre a memória da cultura paraibana , Lorena Travassos - N. I., Nadja Carvalho - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
Sergei Eisenstein , Jorge Leitão Ramos
|
|
|
Significação Musical e Definição de "Espaços" Cinematográficos: Trilogia da Morte de Gus Van Sant , Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Signos e significação no cinema , Peter Wollen
|
|
|
Sistema hegemónico y resistencia. Perspectivas ideológicas y teórico-prácticas en torno a la producción cinematográfica independiente , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
S. M. Eisenstein: El otro centenario , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Sobre o arquivo de imagens em movimento , Eduardo Jorge Esperança - Universidade de Évora
|
|
|
Stanley Kubrick , Pierre Giuliani
|
|
|
Tele-Documentário: Educação, Arte, Ciência e Técnica , Geraldo A. Lobato Franco - N. I.
|
|
|
Televisão aberta: uma opção para o documentário em vídeo no Brasil , Denis Porto Renó - N. I.
|
|
|
"Tem que ser agora": focalização e dialogismo no seriado "Cidade dos homens" , Luiz Antonio Mousinho - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
“Tensiones” en la constitución del modelo de representación institucional (M.R.I.): David Ward Griffith como paradigma , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Terra de Fome e Sonho: o paraíso material de Glauber Rocha , Ivana Bentes - Universidade Federal do Rio de Janeiro
|
|
|
Territórios Contemporâneos do Documentário: O Cinema Documental em Portugal de 1996 à Actualidade , João António de Oliveira Gonçalves Rapazote - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
The Curse of the Cat People: Presencia de “lo siniestro” (Breves apuntes) , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
The heretical pedagogy of Luis Buñuel , Vítor Reia-Baptista - Universidade do Algarve
|
|
|
The Lullaby of Broadway. A Queda e o Movimento do Mundo , João Mário Grilo - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
The Transmedia Storytelling Phenomenon: an Approach from Complexity , Marcelo Moreira Santos - N. I.
|
|
|
Todos os homens do presidente: Uma aula de jornalismo contemporâneo , Adriano Messias Oliveira - Centro Universitário de Belo Horizonte
|
|
|
Travelling sobre un "Cielo Negro" , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
"Tren de sombras", de José Luis Guerín. El cine es estado puro , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Tres procedimientos discursivos en las cinematografías del cambio de siglo , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Uma margem no centro: a arte e o poder do "novo cinema'' , Paulo Filipe Monteiro - Universidade Nova de Lisboa
|
|
|
Uma metáfora chamada CRASH , Paula Cordeiro - Universidade Técnica de Lisboa
|
|
|
Uma narrativa em pedaços - O jardineiro fiel, de Fernando Meirelles , Luiz Antonio Mousinho - Universidade Federal da Paraíba
|
|
|
Un eslabón perdido en la España tardofranquista: au-sencia de modelos frente a hegemonía a través de las formas no institucionales de los discursos , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Unidade e diversidade do filme documentário , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Unidade e diversidade do filme documentário , Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior
|
|
|
Un Modelo Abierto: Nuit Blanche. , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|
|
Vertov’s Database and The Compilation of Digital Documentaries on the Cyberspace , Luis Miguel da Cruz Pato - Escola Superior de Educação de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra
|
|
|
Web-documentário - Uma ferramenta pedagógica para o mundo contemporâneo , Rodrigo Tomba - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Maíra Gregolin - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Marcelo Sacrini - Pontifícia Universidade Católica de Campinas
|
|
|
"Yi-Yi": El lado oculto de la mirada , Francisco Javier Gómez Tarín - Universitat Jaume I
|
|