| Imágenes del hombre. Fundamentos de Estética Sinopse por: Graça Gonçalves
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Obra: Imágenes del hombre. Fundamentos de Estética Autor(a): José Jiménez Editora: Tecnos Colecção: Metropolis Ano publicação: 1986 Ano entrada: 2000-01-01 Número de páginas: 351
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Temáticas: » Estética, Arte e Design
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Sinopse por: Graça Gonçalves Da introdução à obra: "(…) Quando o homem começa a entender o autêntico alcance do princípio da sua autonomia, o que morre não é toda a empresa filosófica, mas somente aquela ligada à unidade especulativa do ser, a que tinha inscrito o seu destino na incessante tarefa de subordinar a construção antropológica da "realidade" ao ditado do conceito. O que fica, então, aberto é um novo espaço filosófico, instalado na fragmentariedade e na mediação ou determinação constante das suas propostas conceptuais. Nesse espaço, a reflexão filosófica converte-se, pela própria coerência dos seus postulados, em reivindicação contínua do carácter positivo do plural e do diverso. E sem que suponha desde logouma renúncia à unidade ou universalidade do conceito, mas, ao contrário, a consequência de que, em termos antropológicos, a verdadeira universalidade é sempre um jogo de unidade e pluralidade, de identidade e diversidade.<br>
No meu livro Filosofia e Emanciapação (1984), estão colocadas exaustivamente as questões que ao nível metodológico e teórico esta concepção da tarefa filosófica implicam. Este livro é, em certo sentido, uma tentativa de aplicação desses princípios metodológicos e teóricos na proposta de uma nova Estética filosófica, de uma Estética filosófica capaz de olhar de frente o mundo moderno em quen está radicada. Por isso, trata-se de um texto aberto, em processo, no qual a busca da coerência conceptual e técnica procura conjugar-se com a consciência da mobilidade dos problemas e das respostas na Estética actual".
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Índice: Capitulo I.
Introduccion<br>
Por una nueva estetica filosofica<br>
La estética en la encrucijada<br>
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Capítulo II. Concepcion de la estetica: criterios y presupuestos metodologicos<br>
1.Los avatares de "“la belleza"<br>
2.La belleza como "âmbito de la experiencia estética"<br>
3.Las raíces antropológicas de la dimensión estética<br>
4.El objeto teórico de la estética<br>
<br>
Capítulo III. El universo del arte<br>
5.La dimensión estética y el arte<br>
6.La muerte del arte<br>
7.La experiencia artística como processo<br>
8.El arte como laberinto<br>
<br>
Capítulo IV. Estetica e individuo<br>
1.La creatividad estética del individuo humano<br>
2.La percepción estética<br>
3.De la imagen a los objetos<br>
4.El placer estético<br>
5.La dinámica expresiva<br>
<br>
Capítulo V. Estetica y sociedad<br>
6.La determinación social de la experiencia estética<br>
7.La espiritualización del arte<br>
8.El hombre creador y el desinterés estético<br>
9.Escisión espiritual y despliegue material de la belleza<br>
10.La crisis del idealismo estético<br>
11.Transformaciones institucionales y funciones sociales del arte<br>
12.Producción estética y tecnologia de la cultura<br>
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Capítulo VI. Estetica y medios expressivos<br>
1.El predominio estético del lenguaje<br>
2.Del lenguaje a los sentidos<br>
3.Los sentidos de los textos<br>
4.Linguistica estructural y semiologia del arte<br>
5.Hacia una teoría filosófica de los signos?<br>
6.Unidad y diversidad de las artes<br>
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Capítulo VII. Conclusion: experimenta la imagen<br>
7.Imágenes de la plenitud, reconocimientos de la temporalidad<br>
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