| Esthétique Sinopse por: Luís Nogueira
|
|
|
Obra: Esthétique Autor(a): G. F. Hegel Editora: Presses Universitaires de France Colecção: Les Grands Textes Ano publicação: 1953 Ano entrada: 2000-01-01
|
|
|
Temáticas: » Estética, Arte e Design
|
|
|
|
|
|
Sinopse por: Luís Nogueira "A estética tem por objecto o vasto império do belo… e para empregar a expressão que melhor convém a esta ciência, ela é a filosofia da arte, ou, mais precisamente, a filosofia das belas artes.
Mas esta definição que exclui da ciência do belo o belo na natureza, para não considerar mais que o belo na arte, não pode parecer arbitária? É verdade que toda a ciência tem o direito de fixar a sua extensão; mas podemos tomar noutro sentido esta limitação da estética. Na vida corrente temos o costume, é verdade, de falar de belas cores, dum belo céu e ainda de belas flores, de belos animais e mesmo de belos homens. Não queremos aqui embarcar na questão de saber em que medida a qualidade da beleza pode ser atribuída legitimamente a esses objectos e se em geral o belo natural pode ser colocado em paralelo com o belo artístico. Mas é permitido sustentar que o belo artístico é mais elevado que o belo na natureza. Pois a beleza artística é a beleza nascida, como que duas vezes, do espírito. Ora, sendo o espírito e as suas criações mais elevados que a natureza e as suas manifestações, o belo artístico é também mais elevado que a beleza da natureza. Mesmo, abstracção feita do conteúdo, uma má ideia, como nos passa pela cabeça, é mais elevada que não importa que produto natural; pois numa tal ideia estão presentes sempre o espírito e a liberdade", diz-se na introdução.
|
|
|
Índice: Introduction
L’Esthétique
I. Définition de l’esthétique
II. Incertitudes concernant l’art
III. L’art est un besoin de l’homme
IV. L’age de l’esthétique est venu
Première partie: Les trois types d’art
1. L’architecture, art symbolique
I. L’Architecture comme langage
II. L’idée de symbole
III. Caractères essentiels de l’art symbolique
IV. L’art égyptien
2. La sculpture, art classique
I. La sculpture comme expression limpide
II. La statue
III. Caractères essentiels de l’art classique
IV. L’art classique est l’art grec
3. La Peinture, art romantique
I. La peinture comme dépassement de l’expression
II. La peinture comme expression du sentiment
III. Cractères essentiels de l’art romantique
4. Le système des arts
Éclaircissements
Deuxième partie: Musique et Poésie
1. La musique
I. La musique comme autre expression du sentiment
II. Le son
III. Le Rythme
IV. Harmonie et Mélodie
V. Fonction propre de la musique
2. La Poésie
I. La poésie comme expression parfait de l’esprit
II. Prose et Poésie
III. Les principaux genres poétqiues
Troisième Partie: L’art en Évolution
1. L’évolution de chaque art
I. L’architecture classique
II. L’architecture romantique
2. L’évolution des types d’art
I. L’évolution de l’art symbolique
II. L’évolution de l’art classique
III. L’évolution de l’art romantique
Considérations Finales: L’idéal
I. La recherche de l’absolu
II. Le beau artistique
III. L’idéal
|
|
|