| L`Image Sinopse por: Luís Nogueira
|
|
|
Obra: L`Image Autor(a): Jacques Aumont Editora: Nathan Colecção: Fac - Cinéma Ano publicação: 1990 Ano entrada: 2000-01-01
|
|
|
Temáticas: » Cinema
|
|
|
|
|
|
Sinopse por: Luís Nogueira Um excerto da introdução: "Este livro trata da imagem visual como uma modalidade particular da imagem em geral; assim, o seu objecto matém deliberadamente uma grande generalidade: trata-se de, sem esquecer as suas diferenças, de falar do que é comum a todas as imagens visuais, qualquer que seja a sua natureza, forma, uso ou modo de produção.
(…) Os problemas parecem ser, se nos quisermos restringir ao essencial, em número de cinco:
1.Uma vez que este livro é consagrado às imagens visuais, é preciso interrogar sobre a visão das imagens. O que é ver uma imagem, o que é apercebê-la, e como se caracteriza essa percepção em relação aos fenómenos perceptivos em geral?
2.A visão, a percepção visual, é uma actividade complexa, impossível, a bem dizer, de separar das grandes funções psíquicas, a intelecção, a cognição, a memória, o desejo (…) do sujeito que olha a imagem, o espectador.
3.É claro que esse espectador não tem, com as imagens que olha, uma relação abstracta, "pura", separada de toda a realidade concreta. Pelo contrário, a visão efectiva das imagens tem lugar num contexto multiplamente determinado: social, institucional, técnico, ideológico.
4.Que relação estabelece a imagem com o mundo real; dito de outro modo: como o representa ela? Quais são as formas e os meios desta representação, como trata ela as categorias da nossa concepção da realidade que são o espaço e o tempo?
5.Enfim, não é possível falar da imagem sem se referir às imagens efectivamente existentes. Dentre essas imagens reais, este livro escolheu privilegiar algumas: as imagens artísticas. O último capítulo é consagrado a um exame de certas especificidades dessas imagens, das suas virtudes e valores particulares".
(…) Ao escrever este livro, pensei antes de tudo, evidentemente, nos estudantes que conheci depois de vinte anos no ensino "do cinema" na universidade".
|
|
|
Índice: Chapitre Premier
La part de l’oeil
1. Les Perfomances de l’Oeil
1.1 Oeil et système visuel
1.2 Les éléments de la perception: que perçoit-on?
1.3 L’oeil et le temps
2. Du visible au visuel
2.1 La perception de l’espace
2.2 La perception du mouvement
2.3 Les grandes approches de la perception visuelle
3. Du visuel à l’imaginaire
3.1 L’oeil et le regard
3.2 La perception des images
3.3 Conclusion: l’oeil et l’image
Chapitre 2
La part du spectateur
1. L’image et son spectateur
1.1Pourquoi regarde-t-on une image?
1.2Le spectateur construit l’image, l’image construit le spectateur
1.3L’image et le spectateur se ressemblent
1.4Conclusion toute provisoire
2. L’illusion représentative
2.1 L’illusion et ses conditions
2.2 Illusion et répresentation
2.3 Distance psychique et croyance
3. Le spectateur comme sujet désirent
3.1 L’image et la psychanalyse
3.2 L’image comme source d’affects
3.3 Pulsion spectatorielles et image
3.4 Conclusion: anthropologie du spectateur
Chapitre 3
La part du dispositif
1. La dimension spatiale du dispositif
1.5Espace plastique, espace spectatoriel
1.6Le cadre
1.7Cadrage et point de vue
2. La dimension temporelle du dispositif
2.1 L’image dans le temps, le temps dans l’image
2.2 Le temps implicite
2.3 L’image temporalisée
3. Dispositif, technique et idéologie
3.1 Le support de l’image: impression vs. projection
3.2 La détermination technique
3.3 Le dispositif comme machine psychologique et sociale
3.4 Conclusion: dispositif et histoire
Chapitre 4
La part de l’image
1.L’analogie
1.1Frontières de l’analogie
1.2Indices et degrés d’analogie
1.3A nouveau le realisme
2. L’espace représenté
2.1 La perspective
2.2 Surface et profondeur
2.3 Du champ à la scène
3. Le temps représenté
3.1 La notion d’instant
3.2 Le temps synthétisé
4. La signification dans l’image
4.1 Image et narration
4.2 Image et sens
Chapitre 5
La part de l’art
1.L’image abstraite
1.4Image et image
1.5Les valeurs plastiques
1.6Image et présence
2. L’image expressive
2.1 La question de l’expression
2.2 Les moyens de l’expression
2.3 L’exemple de l’expressionisme
3. L’image auratique
3.1 L’aura artistique
3.2 L’esthétique
3.3 L’exemple de la photogénie
3.4 Conclusion: le plaisir de l’image
4. L’image: une civilization?
|
|
|